Mais Imagens
HORTO MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DA SERRA
 


Localização: Rua dos Estudantes, s/nº Santo Antônio ( acesso pela Serra-Sede)

Funcionamento: de segunda à sexta-feira das 7h às 17h
sábado e domingo das 7h às 17h (visitação da lagoa)

O Horto Municipal da Serra foi criado em 1977 para produzir mudas ornamentais. Atualmente possui uma área de 14,29 hectares e localiza-se próximo à base noroeste da unidade de conservação do Mestre Álvaro, um dos mais imponentes maciços da costa capixaba.

A sua revitalização teve início em 1998, sob a administração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Companhia Siderúrgica Tubarão, proporcionando o despertar da cidadania através da melhoria da qualidade de vida da população serrana.

Produz mudas ornamentais e arbóreas, destinadas à arborização, recuperação de áreas e implantação de praças e jardins, tornando-se a base da melhoria paisagística de nosso município.

Com grande variedade de ambientes, podemos destacar os córregos, áreas brejosas e nascentes que formam um lago artificial, além dos afloramentos rochosos e encostas. Ainda possui alguns remanescentes de mata atlântica que devem ser protegidos e recuperados.

Aberto à visitação pública para a prática de esportes, lazer e recreação, para momentos de reflexão e contemplação e para a observação e estudos científicos, é um importante pólo de educação ambiental.